sindrome (6)

Medo, raiva, tristeza, nojo e alegria. Quando esses sentimentos acontecem ao mesmo tempo, o que significa?

Você sabia que todos esses sentimentos estão relacionados? Quando estamos em tratamento oncológico, por exemplo, todas essas emoções se misturam. Lembram do medo que é o monstro que está escondido atrás da porta do quarto e para abrir essa porta precisa ter confiança e coragem para enfrentar esse monstro que não vai embora, pois ele faz parte da nossa família, ele é parte do nosso ser.

 

Mas conforme vamos protelando, a demora e a persistência dele em continuar atrás da porta do quarto nos causa raiva e a raiva com o tempo vai se transformando em tristeza, pois vamos percebendo que não vamos conseguir mudar o mundo só com os nossos desejos, precisamos de atitudes, precisamos colocar a mão na massa e, se não tratarmos a tristeza, vai tomando conta da gente e se transformando em um processo de depressão.

 

Quando a depressão se instala fica muito mais difícil de se tratar e na maior parte dos casos teremos que ativar a emoção do nojo, repulsa, para sairmos do lugar e tomarmos a atitude real de falar com o monstro, conhecer ele de perto e finalmente fazer as pazes com ele.

 

Esse reconhecimento e aproximação do monstro, que faz parte de nós mesmos nos leva a um estado de paz interior, de aceitação, nos trazendo um sentimento de alegria que aos poucos vai se transformando na tão sonhada felicidade.

 

Dy Segovia, psicoterapeuta.

@dysegovia_psicoterapeuta

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *